INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Trato do assunto Controle de Produção, usando o Controle das Máquinas, para consolidar os Pilares de um Processo Produtivo. As pessoas não podem ser dominadas por suas máquinas em seu ambiente de trabalho. Elas precisam de suporte para dominar as ferramentas, máquinas e equipamentos provedores de um produto. As máquinas devem produzir e gerar lucros. Não despesa, prejuízo e falência. Então, atribuo 80% ou mais, do sucesso de uma empresa, ao seu desempenho de produção. Produza com eficiência, e durma com tranquilidade.

Aproveitando aqui, também vou falar um pouco do Balanceamento Dinâmico. Para mim que executo esse tipo de serviço, é contraproducente o que vou falar. Mas devido a minha experiência em campo, falo com muita propriedade, de que talvez 80% dos serviços que prestei, eram problemas de sujeira. Então tenhamos capricho, e antes de gastar dinheiro e chamar um técnico para resolver nosso problema, tratamos de limpar a máquina em questão. No caso do balanceamento, na maioria das vezes a limpeza e reaperto dos componentes, já resolve o problema. Fica aqui, essa importante dica.

Todo equipamento requer manutenção periódica. O desbalanceamento de uma máquina rotativa produz perdas acumulativas e grandes prejuízos. A forma desigual que o peso gira em torno de seu eixo causa grandes danos a todo o conjunto mecânico e elétrico, como também expõe ao risco, pessoas envolvidas no processo produtivo desta máquina.

O desbalanceamento é uma das causas mais comuns de vibração excessiva em equipamentos rotativos. As principais causas dessa desigualdade de massas são:

Defeitos internos no material; corrosão; Incrustações de sujeiras; Folgas em partes montadas e desgaste; Excentricidade de rotores; Desprendimento de partes; Distorção e falha na soldagem; Irregularidades no molde em peças fundidas.

A função do aparelho balanceador é analisar o comportamento dinâmico das máquinas, fazendo a leitura de força dos planos dos mancais para os planos de balanceamento. Vai mostrar a posição angular de correção em graus – 0° a 360°, dividindo a massa em posições possíveis de correção pré-fixadas. Depois é só colocar ou retirar a massa para correção.

RESULTADOS

  • Redução da carga do mancal.
  • Redução no consumo de energia elétrica.
  • Redução de ruído e vibrações.
  • Aumento da vida útil do equipamento.
  • Melhoria da qualidade no processo produtivo.
  • Aumento da eficiência.
  • Segurança para o trabalhador.